Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gutação

Gutação é a eliminação de água em estado líquido pelos hidatódios nas folhas. É um processo comum em plantas nativas de locais úmidos, onde a água precisa ser eliminada do organismo rapidamente. Essa umidade deve ser elevada tanto no solo quanto na atmosfera, pois a saída de água nas plantas ocorre naturalmente na forma de vapor. A gutação ocorre quando a transpiração é muito lenta ou ausente, o que em geral acontece durante a noite, especialmente quando a temperatura está alta e a umidade relativa do ar é elevada. A gutação é inibida quando tiver água com solução salina, o que provoca uma espedice de impedimento na entrada de água na célula pois a molecula de sal é muito grande ao espaço apoplástico que a célula possui. Também a célula pode ser prejudicada pois o excesso de sal provoca uma espécie de queima nos tecidos da raiz, e os hidatódios não a conseguem liberar
Além da perda de água na forma de vapor que ocorre na transpiração, as plantas também perdem água na forma líquida no processo denominado gutação.Este ocorre quando o ar está saturado de vapor de água, de modo que a transpiração diminui ou pára.
Esta saída de água no estado líquido ocorre através de estruturas chamadas hidátodos. Estes secretam água que é levada para a superfície da folha pelos traqueídios terminais dos feixes vasculares. Esta água passa através dos espaços intercelulares do parênquima do hidátodo que não possui cloroplastos e que é denominado epitema. Os espaços intercelulares abrem para o exterior através de poros especiais que são originariamente estomas que permanecem sempre abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog