Powered By Blogger

domingo, 29 de novembro de 2009

Respiração das Plantas

A respiração é um processo em que as moléculas orgânicas e de gás oxigênio se combinam originando: Gás Carbônico, água e energia.

Na respiração e na transpiração ocorrem as trocas gasosas através da fotossíntese: que é a transpiração e respiração. Na fotossíntese as plantas liberam para o ambiente o oxigênio, consumindo o dióxido de carbono. Na respiração elas liberam para o meio ambiente o Dióxido de Carbono e consomem o Oxigênio. Essas trocas gasosas fazem-se principalmente nas folhas através dos estomas.

Estomas são estruturas celulares que tem a função de realizar as trocas gasosas entre as plantas e o meio ambiente.

A maioria das plantas fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, as partes verdes da planta produz Glicose (Carboidratos). A Glicose é formada a partir do Gás Carbônico, Do Ar e da Água que é retirado do solo. A planta fabrica Glicose armazenando na molécula da folha a energia que é capturada no solo e armazena na forma de energia química nas ligações da molécula da Glicose. A partir da Glicose e dos sais minerais, ela produz todos os demais materias que ela precisa para crescer.

A respiração ocorre devido a queima de energia por parte da semente e entre os fatores que influência a respiração das sementes destacam -se:
umidade, temperatura, permeabilidade das membranas e oxigênio.
Umidade: Aumenta o teor da água, aumenta a velocidade respiratória pois influência diretamente no metabolismo da semente;
Temperatura: Geralmente a velocidade respiratória aumenta com a temperatura, mas existe uma interação entre a temperatura e a exposição das sementes;
Permeabilidade das membranas: A respiração aeróbica só poderá correr se o oxigênio puder difundir-se livremente para o tecido que esta respirando, quento menor for a restrição das membranas a trocas de gases.
Se a difusão do oxigênio for limitada, a velocidade respiratória da semente será reduzida.
Oxigênio: A concentração do oxigênio influência a velocidade da respiração quando estiver menos de 20 % no ambiente. Portanto acima de 20 % de teor de Oxigênio a velocidade da respiração é igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog